Seminário

"Liberdade Religiosa, Infodemia e Alfabetização Digital: Contextos, Perspectivas e Boas Práticas"

Seminário "Liberdade Religiosa, Infodemia e Alfabetização Digital: Contextos, Perspectivas e Boas Práticas"

23 de junho de 2021, 17h30 - 19h30

Videoconferência


O Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião (CEDIRE) reunirá pesquisadores/as para discussão de temas que envolvem as interfaces entre liberdade de religião ou crença, infodemia e alfabetização digital. Para tanto, o evento contará com o apoio de: Global Challenges Reseach Fund (GCRF); G20 Interfaith Forum- IF20; Religion, Law and International Relations Programme (Oxford); Oxford Journal of Law and Religion (OUP); Brunel University London.


Inscrições gratuitas, até o dia 22 de junho de 2021.

Formulário de inscrição: https://forms.gle/squaBUReMUum5Jii8


* Ao se inscrever nos eventos do CEDIRE, cada participante aceita a cessão de direitos de imagem e voz nos termos previstos aqui.

NOTA CONCEITUAL

É de conhecimento geral que a sociedade se encontra amplamente digitalizada, contexto em que as informações são transmitidas e recebidas com rápida velocidade, em todo o mundo. Entretanto, as informações disseminadas nem sempre são confiáveis ou precisas, contexto que se agravou nos últimos meses com o surgimento da pandemia mundial de Covid-19, em que tem havido danosa disseminação de informações falsas e sem qualquer embasamento científico às pessoas, provocando desinformação e desconfiança sobre a doença, a ciência, as vacinas, medidas de prevenção e tratamento, fenômeno que foi designado por “infodemia” (informação + epidemia).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao lado da pandemia de COVID-19 tem ocorrido uma infodemia, isto é, um excesso de informações, algumas precisas e outras não, que tornam difícil encontrar fontes idôneas e orientações confiáveis quando se precisa. Trata-se de um aumento significativo na quantidade de informações associadas a um assunto específico, que podem se multiplicar exponencialmente em pouco tempo devido a um evento específico, do qual a pandemia é apenas um exemplo. Nesse contexto, surgem rumores e desinformação, assim como a manipulação de informações com intenção duvidosa.

Acrescenta-se a esse contexto, agravando-o, a falta de habilidades e competências para interpretação das informações que são disseminadas, o que envolve também o modo de relação que as diferentes gerações estabelecem com os meios de comunicação digitais. No Brasil, por exemplo, o último relatório PISA da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) concluiu que 67% dos estudantes com idade de 15 anos não sabem diferenciar fatos de opiniões.

Com o rápido avanço tecnológico que tivemos nos últimos anos, torna-se fundamental que as pessoas sejam capacitadas para conviverem e se informarem no mundo digital, o que pode ser designado por Literacia ou Alfabetização Midiática e Informacional, ou apenas Alfabetização Digital. Esta envolve, por exemplo, a compreensão das funções das mídias, localizar e acessar informações relevantes, avaliar criticamente conteúdos de mídias e outros provedores de informações, entre outros.

Diante desse quadro é que se propõe a presente discussão, indagando-se:

  • Quais são as relações entre infodemia, religião e liberdade religiosa?

  • A liberdade religiosa pode favorecer a alfabetização digital e o combate à desinformação?

  • De que modo o exercício da liberdade religiosa pode contribuir para a redução dos impactos negativos da infodemia?

  • Quais papéis poderiam ser desempenhados pelas comunidades e lideranças religiosas para a promoção de competências digitais e construção de resiliência à desinformação?

  • Quais boas práticas (ações, estratégias) poderiam ser recomendadas?


Materiais de apoio:

https://www.oecd.org/publications/21st-century-readers-a83d84cb-en.htm

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/05/06/67percent-dos-estudantes-de-15-anos-do-brasil-nao-sabem-diferenciar-fatos-de-opinioes-afirma-relatorio-da-ocde.ghtml

https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14

https://nic.br/media/docs/publicacoes/8/246421POR.pdf

https://www.who.int/health-topics/infodemic

https://royalsociety.org/-/media/policy/projects/set-c/set-c-vaccine-deployment.pdf?la=en-GB&hash=43073E5429C87FD2674201CA19280A8E

https://www.merriam-webster.com/words-at-play/words-were-watching-infodemic-meaning


MEDIAÇÃO

Rodrigo Vitorino Souza Alves

Professor Adjunto da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Foi Academic Visitor na Faculdade de Direito da Universidade de Oxford. Lidera o Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião - CEDIRE e o Laboratório de Direitos Humanos - LabDH. Doutor em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.

PAINELISTAS

Priscilla Silva

Doutoranda e Mestre em Teoria do Estado e Direito Constitucional pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro. Professora e consultora em direito e novas tecnologias no Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro.

João Alexandre Guimarães

Doutorando em Direito, com menção em Direito Civil pela Universidade de Coimbra. Mestre em Direito da União Europeia pela Universidade do Minho em Portugal. Membro do Comitê Executivo do Laboratório de Direitos Humanos - LabDH, Associado do Instituto Brasileiro de Estudos de Responsabilidade Civil - IBERC e Associado Fundador do Instituto Avançado de Proteção de Dados - IAPD. Autor do Livro "Comentários à Lei Geral de Proteção de Dados" (Lumen Juris, 2020), Artigos e Capítulos de Livro sobre Proteção de Dados, LGPD, RGPD e Responsabilidade Civil.

Gabriellen do Carmo

Bacharel em Direito pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná, especialista em Direito Público, mestranda em Direitos Fundamentais pela FDUL - Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa (2018-2020). Mestranda em Filosofia pela Universidade Federal de Uberlândia. Coordenadora do Observatório Jurídico da Liberdade de Religião ou Crença do Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião da Universidade Federal de Uberlândia. Membro dos grupos de pesquisa Direito e Religião (CEDIRE) e Ética da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisa nas áreas de Direito Constitucional, Filosofia do Direito e Política, Ética e Teologia.

Erick Hitoshi Makiya

Advogado. Mestrando em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pós-Graduando LL.M. em Direito Civil pela Universidade de São Paulo (USP). Pós-Graduado MBA em Contabilidade e Gestão Tributária pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU). Pesquisador do Grupo de Estudos em Sociologia Fiscal - GESF da Universidade Federal de Goiás (UFG).

APOIO E PARCERIA