REDE BRASILEIRA DE PESQUISA EM DIREITO E RELIGIÃO

Brazilian Research Network on Law and Religion

Red Brasileña de Investigación en Derecho y Religión

Descrição:

Em todo o mundo, são inúmeros os debates, as reformas legislativas, as manifestações sociais e os casos relacionados à liberdade religiosa, ao respeito à diversidade e à separação entre Estado e religião. Entre os vários problemas que são suscitados, pode-se mencionar as discussões sobre a concessão de subsídios governamentais a instituições e atividades religiosas, o discurso do ódio, a relação entre práticas tradicionais e direitos humanos, as celebrações e a presença símbolos religiosos em lugares públicos, a educação religiosa em escolas públicas, as políticas públicas e sua relação com os valores religiosos, a tolerância e as práticas proselitistas, assim como o problema da violência e da discriminação motivadas pela intolerância religiosa.

Por meio da pesquisa científica e da colaboração entre pesquisadores, caminhos podem ser apontados para a solução destes e de vários outros desafios.

Com isso em vista, o Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião, indexado no Diretório dos Grupos de Pesquisa do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e vinculado à Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia – UFU, criou a Rede Brasileira de Pesquisa em Direito e Religião - REDIRE. A Rede conta com o apoio do Consorcio Latinoamericano de Libertad Religiosa (CLLR).

A REDIRE é formada por pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento, todos com formação superior, os quais se dedicam ao estudo de temas pertinentes às relações entre Estado, Direito e Religião, tendo como objetivo ampliar as interações entre os pesquisadores, contribuir para a formação colaborativa de novos conhecimentos, promover a divulgação de publicações e outras atividades desenvolvidas por seus integrantes, encorajar o desenvolvimento de novas pesquisas e atividades extensionistas, e assim cooperar para o avanço da ciência e a transformação social.

Para tanto, é divulgado neste site o nome do pesquisador, um breve resumo de seu currículo, o endereço de seu Currículo Lattes, suas principais publicações e projetos na área, bem como o endereço de e-mail para contato. Além disso, os integrantes poderão apresentar e discutir os resultados de suas pesquisas no Encontro Brasileiro de Pesquisa sobre Direito e Religião e em outros eventos científicos promovidos pelo Centro.


Acesse aqui o perfil dos membros da Rede.

Acesse aqui o Diretório dos Grupos de Estudos.


Caso queira participar da Rede, favor indicar o interesse e enviar os seguintes dados para contato@direitoereligiao.org :

- Breve resumo do currículo (100 a 300 palavras)

- Endereço do Currículo Lattes

- Lista das principais publicações (na área de atuação da REDIRE)

- Projetos de pequisa e extensão (na área de atuação da REDIRE)

- Organizações de que participa (na área de atuação da REDIRE)

- Endereço de e-mail para contato


Observação: O vínculo estabelecido com a REDIRE destina-se a fins acadêmicos e é de natureza voluntária, não havendo a formação de qualquer relação de trabalhista e emprego, ou direito à remuneração. Além disso, a inclusão ou a exclusão de um integrante poderá ser realizada a qualquer tempo, pela liderança do Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião, não havendo qualquer garantia de permanência.