Grupo de Estudos em Direito e Religião 2020.2

Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião

Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia

Apresentação

O Grupo de Estudos em Direito e Religião é organizado pelo Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião - CEDIRE na Universidade Federal de Uberlândia, com o objetivo de promover discussão de temas relacionados às múltiplas relações entre Estado, Direito e Religião.

Esse grupo é um espaço do qual participam todos os integrantes do CEDIRE. Sua essência consiste em ser um ambiente de potencialização e capacitação visando fornecer uma base de conteúdo para o desenvolvimento de pesquisa e extensão, assim como de debates e diálogos promovidos pelas demais áreas do CEDIRE. Dessa maneira, produções científicas, jurisprudência e legislação basilares sobre as múltiplas relações entre Estado, Direito e Religião, bem como acerca do exercício da liberdade de religião ou crença são explorados em nossos estudos sobre o tema. Além disso, é substancial frisar que as análises do material são feitas de forma acadêmica e plural, de forma a abranger todos os grupos religiosos, respeitando as diversas culturas e crenças.

Para participação no grupo, é necessário inscrever-se conforme a convocatória (ver link abaixo), sendo necessária a participação em 75% das atividades e a realização das leituras selecionadas para obtenção de certificado ao final.

O grupo de estudos é voltado prioritariamente para estudantes da Universidade Federal de Uberlândia, mas admite a participação da comunidade externa de modo excepcional.

Contato: estudos@direitoereligiao.org

Certificado de Participação

A partir de 2020.2, os certificados de participação no grupo de estudos serão emitidos pelo SIAE para estudantes da UFU:

http://www.siae.proae.ufu.br/aeCertificado/pesquisar

Tema, Objetivo e Coordenação em 2020.2

Os grupos de estudo têm como proposta a capacitação dos membros do CEDIRE para o melhor desenvolvimento acadêmico e cidadão dos membros, e consequentemente, propiciar um engajamento qualificado nos demais projetos internos, através da compreensão e aprofundamento relativamente ao campo do Direito e Religião.

Através de encontros mensais os membros receberão textos pré-selecionados envolvendo a temática Estado, Religião, Política e Moral, de modo que, através de membros relatores o tema será exposto com o intuito de promover um debate envolvendo os demais participantes. A cada encontro um membro ficará responsável pelo registro dos pontos mais relevantes do encontro.

COORDENAÇÃO

  • Rodrigo Vitorino Souza Alves (Professor da FADIR/UFU; Líder-Pesquisador do CEDIRE)

  • Magale Lemos Paim (Estudante da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, Coordenadora discente do Grupo de Estudos em Direito e Religião)

  • Nayara Lopes Sanches (Estudante da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, Coordenadora discente do Grupo de Estudos em Direito e Religião)

  • Sara Ferreira Cury (Estudante da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, Coordenadora Discente do Cedire)

  • Bárbara de Moura Rezende (Estudante da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia, Coordenadora Discente do Cedire)

MÓDULOS

Os encontros ocorrerão nas datas indicadas no calendário abaixo. Em cada reunião, haverá exposições feitas por professores e pesquisadores convidados, discussões sobre os textos selecionados, sendo designados um ou mais estudantes para exposição de relatório sobre o(s) texto(s) indicados.

MODALIDADES DE PARTICIPAÇÃO

Há três modalidades de participação:

  • Membro do Grupo: os membros deverão realizar as leituras dos textos indicados e participar ativamente das discussões.

  • Relatores: Os relatores, além de realizar a leitura dos textos indicados, serão responsáveis pela exposição do tema aos demais membros.

  • Escrivão: Membro responsável pelo registro do encontro, de modo a sintetizar os pontos mais relevantes da discussão.

CONTATO

Os contatos referentes ao Grupo de Estudos serão feitos pelo seguinte e-mail: estudos@direitoereligiao.org.

PARTICIPAÇÃO E CERTIFICADOS

Aqueles membros do CEDIRE que cursam Direito na UFU deverão, obrigatoriamente, participar do Grupo de Estudos enquanto durar a quarentena; quanto aos(as) alunos(as) de outros cursos, a participação será opcional, sendo, a esses, fornecidos certificados na mesma proporção.

Os certificados serão registrados da seguinte forma:

  • 2 horas para ouvinte;

  • 4 horas para relator; e,

  • 4 horas para escrivão.

Participação mínima em 75% dos encontros para obtenção do certificado (2 encontros).

CALENDÁRIO DE REUNIÕES

As reuniões ocorrerão através da plataforma Google Meets (ou em outra a ser indicada), nas seguintes segundas-feiras, em horário a definir:

  • 14 de setembro de 2020

  • 05 de outubro de 2020

  • 03 de novembro de 2020