Convidados

1º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião

Auditórios do Bloco 5R, Campus Santa Mônica

Universidade Federal de Uberlândia

18 e 19 de setembro de 2013

Currículo dos convidados, em ordem alfabética:

Alexandre Walmott Borges

É graduado em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1994), mestre em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996) e doutor em Direito pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Atualmente é professor do programa de pós graduação, mestrado e especialização, e da graduação em direito da Universidade Federal de Uberlândia. É professor voluntário do programa de pós graduação, mestrado e especialização, e da graduação em direito da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Constitucional e na Ordem Econômica Constitucional, com interesses de pesquisa principalmente nos seguintes temas: ordem econômica, constituição econômica, teoria geral da constituição, jurisdição constitucional (estudos comparados de jurisdição constitucional) e direito ambiental constitucional (o modelo regulatório dos biocombustíveis). Desenvolve trabalhos em grupos de pesquisa indexados pelo CNPq. Orienta projetos de iniciação científica pela FAPEMIG e CNPq. Realiza projetos com financiamento da FAPEMIG e da CAPES. É diretor de pós-graduação da Pró-Reitoria de pesquisa e de pós-graduação da Universidade Federal de Uberlândia.

Alexandre Garrido da Silva

Doutor e Mestre em Direito Público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Bacharel e licenciado em Ciências Sociais pela UFRJ. Bacharel em Direito pela UERJ. Professor Adjunto da área de Fundamentos do Direito da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Docente do corpo permanente do Curso de Mestrado em Direito Público da FADIR/UFU. Coordenador da Revista da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia (ISSN impresso 2177-4919/ ISSN online 2178-0498). Coordenador do Núcleo Avançado de Pesquisa em Fundamentos do Direito da FADIR - UFU. Líder dos Grupos de Pesquisa "Poder Judiciário e Teorias contemporâneas do Direito" (UFU-CNPq) e "Democracia e Transição Política" (UFU-CNPq). Coordenador dos projetos de extensão "Democracia e justiça de transição: educação para os Direitos Humanos", "Justiça de transição e direitos fundamentais: a escola pensando os direitos" e subcoordenador do projeto intitulado "Preservar e construir: a memória da Faculdade de Direito por meio de sua produção". Co-líder do Grupo de Pesquisa "Arquivos de Direitos Humanos" (UERJ-CNPq), em conjunto com o Prof. Dr. Ricardo Lobo Torres (UERJ).

Aureo de Toledo Gomes

Possui graduação em Relações Internacionais pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2004), mestrado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2008) e doutorado em Ciência Política pela Universidade de São Paulo (2012). Atualmente é professor adjunto nível 1 da Universidade Federal de Uberlândia. Tem experiência na área de Relações Internacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: Análise do Discurso aplicada à Relações Internacionais, Teoria de Relações Internacionais (sobretudo abordagens pós-estruturalistas e pós-colonialistas) e Segurança Internacional (sobretudo temas relativos às operações de peacebuilding e state-building).

Bruno de Oliveira Moura

Doutorando e Mestre em Direito Penal pela Universidade de Coimbra. Graduado em Direito na Universidade Federal de Uberlândia. Especializações em Direito Penal Econômico e Europeu e em Ciências Penais. Autor de: "A Não-Punibilidade do Excesso na Legítima Defesa", publicado pela Coimbra Editora (2013).

Filipe Almeida do Prado Mendonça

Possui graduação em Relações Internacionais pelo Centro Universitário Ibero Americano (2006), mestrado em Relações Internacionais pelo Programa de Pós-Graduação em Relações Internacionais San Tiago Dantas (UNESP, UNICAMP e PUC/SP) (2009) e doutorado em Ciência Política pela UNICAMP (2013). Atualmente é pesquisador do Centro de Estudos de Cultura Contemporânea (CEDEC) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia para Estudos sobre os Estados Unidos (INCT-Ineu). Também é professor da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenador do Núcleo de Estudos e Pesquisa em Relações Internacionais (NEPRI-UFU) da mesma universidade.

Jayme Weingartner Neto

É graduado em Direito pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1990), mestre em Ciências Jurídico-Criminais pela Universidade de Coimbra (2000) e doutor em Instituições de Direito do Estado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2006). Professor vinculado ao Projeto de Mestrado em Direito e Sociedade do Unilasalle. Promotor de Justiça (1991-2012). Desembargador junto ao Tribunal de Justiça do Estado do Rio Grande do Sul. Autor de "Liberdade Religiosa na Constituição - fundamentalismo, pluralismo, crenças", resultado de sua Tese de Doutoramento, publicado pela Livraria do Advogado.

José de Magalhães Campos Ambrósio

Professor Assistente de Fundamentos do Direito na Universidade Federal de Uberlândia. Coordenador do Curso de Graduação em Direito da Faculdade de Direito da UFU. Bacharel em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (com intercâmbio na Universidade Federal de Minas Gerais), Mestre e Doutorando em Direito pela Universidade Federal de Minas Gerais. Esteve na Katholieke Universiteit Leuven para o curso Religion, Culture and Society in Modern Europe onde obteve bolsa de investigação temporária. Na Universitat de Barcelona desenvolveu investigação acerca do conceito de Macrofilosofia e sua leitura da História do Estado, sob supervisão do Prof. Dr. Gonçal Mayos. Foi professor substituto do Departamento de Direito do Trabalho e Introdução ao Estado do Direito da UFMG. É Coordenador de Assuntos Estudantis e Relações Institucionais da Associação Mineira de Pós-Graduandos em Direito. Áreas de atuação: Teoria e Filosofia do Direito, Filosofia do Estado, Filosofia da Religião e História do Direito e do Estado.

Luiz César Machado de Macedo

Possui graduação em Direito pela Faculdade de Direito de São Bernardo do Campo (1985), graduação em Filosofia - Faculdades Associadas Ipiranga (1985) e mestrado em Filosofia do Direito e do Estado pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo - PUC (2000). Desde 28/01/2011 é professor assistente, nível 1, em caráter efetivo, com carga horária de 40 horas e dedicação exclusiva da Universidade Federal de Uberlândia - UFU/MG e lotado na Faculdade de Direito (FADIR-UFU), onde ministra a disciplina de Direitos Difusos e Coletivos.

Neiva Flávia de Oliveira

Possui graduação em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia (1993) e mestrado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2000). Atualmente é professora efetiva da Universidade Federal de Uberlândia. É ainda coordenadora do projeto de Extensão "Grupo de teatro Themis". Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Civil.

Paulo Sérgio da Silva

Possui Doutorado em História pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho - UNESP (2006), Mestrado em História (2002) por esta mesma universidade, além de Bacharelado em Direito (2002) e Bacharelado e Licenciatura em História, também pela UNESP. Atualmente é Professor Adjunto - Nível 3 da Universidade Federal de Uberlândia e Professor do corpo permanente do Programa de Mestrado em Direito Público da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia - é Pesquisador dos seguintes grupos cadastrados no Cnpq: POPULIS (Núcleo de Pesquisa em Cultura Popular, Imagem e Som) do Instituto de História da Universidade Federal de Uberlândia, do NEHFEN (Nucleo de Estudo em Historiografia, Ficção e Ensino do INHIS-UFU, do GEDES (Grupo de Estudos de Defesa e Segurança) da Universidade Estadual Paulista - campus de Franca e do Grupo Cultura e Sociedade da Universidade Estadual Paulista - campus de Rosana. Tem experiência na áreas de: História do Brasil, História do Direito Constitucional, Patrimônio Cultural, História Contemporânea, Teoria e Metodologia da História, Direito Internacional Público, Direito Constitucional, e História das Relações Internacionais.

Rodrigo Vitorino Souza Alves

Doutorando em Direito pela Universidade de Coimbra, Portugal. Mestre em Direito Público pela Universidade Federal de Uberlândia. Especialista em Ciências Criminais pela Universidade Gama Filho. Graduado em Direito pela Universidade Federal de Uberlândia. Professor dos cursos de Graduação em Direito e Pós-Graduação Lato Sensu em Direito Constitucional da Universidade Federal de Uberlândia. Pesquisador nas áreas de Direito Público e Fundamentos do Direito, desenvolvendo projetos de pesquisa com ênfase nos direitos fundamentais, liberdade religiosa e modos de relação entre Estado e Religião. Coordenador dos Grupos de Pesquisa "Direito e Religião" e "Teoria e Prática dos Direitos Sociais", ambos indexados pelo CNPQ, bem como do Núcleo de Produção Científica da Faculdade de Direito. Tem artigos publicados em diferentes periódicos e trabalhos apresentados em eventos científicos nacionais e internacionais. É membro do International Consortium for Law and Religion Studies - ICLARS, da Law and Religion Scholars Network - LARSN (Cardiff University) e habilitado pela Ordem dos Advogados do Brasil.