Conheça a UFU

A Universidade Federal de Uberlândia iniciou-se nos anos de 1950, ocasião em que a cidade inaugura o ensino superior com a chegada de cursos de graduação isolados ou de faculdades isoladas, cujas entidades mantenedoras eram famílias, instituições religiosas e comunitárias.

Foram instituídos: o curso de Música (1957), a Faculdade de Direito (1959), a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras (1960), a Faculdade de Ciências Econômicas (1963), a Faculdade Federal de Engenharia (uma entidade pública, criada por lei em 1961 e com início em 1965), e a Escola de Medicina (1968).

Posteriormente decidiu-se que estas escolas seriam integradas à Universidade de Uberlândia (UnU), o que ocorreu por meio do Decreto-Lei n.º 762 em 14 de agosto de 1969. A ação seguinte rumo à federalização foi a adaptação do estatuto da UnU à Reforma Universitária de 1968 (Lei n.º 5.540), que resultou na criação de departamentos e centros de áreas em substituição às escolas e faculdades. Finalmente, em 24 de maio de 1978, foi sancionada a Lei n.º 6.532, que transformava a UnU em Fundação Universidade Federal de Uberlândia (UFU). O projeto de federalização da universidade passou a consolidar a nova organização em departamentos e três Centros: Ciências Exatas e Tecnológicas (CETEC); Ciências Humanas, Letras e Artes (CEHAR); e, Ciências Biomédicas (CEBIM).

Na década de 1980, a UFU passou a ser uma referência regional em excelência educacional. A aprovação, em 1998, do novo Estatuto e, em 1999, do Regimento Geral alterou a organização e a dinâmica de funcionamento institucional, especialmente pela criação de Unidades Acadêmicas. Atualmente, a UFU conta com 30 unidades acadêmicas (sendo 16 faculdades e 14 institutos), com 75 cursos de graduação, 44 programas de pós-graduação, os que oferecem cursos de Mestrado e Doutorado, e diversos cursos de aperfeiçoamento e especialização.

A UFU atua em sete campi, os quais estão distribuídos nas cidades de Uberlândia (Educação Física, Glória, Santa Mônica e Umuarama), Ituiutaba, Monte Carmelo e Patos de Minas, e é integrada ainda pela Escola de Educação Básica (ESEBA) e pela Escola Técnica da Saúde (ESTES).

A UFU conta atualmente com aproximadamente 1.900 docentes e 22.500 estudantes.

Fonte: http://www.ufu.br/pagina/sobre-ufu (adaptado)