Grupos de Trabalho

3º Encontro de Pesquisa sobre Direito e Religião

&

Oxford Journal of Law and Religion Colloquium

Em parceria com

II Seminário Internacional de Direitos Humanos e Direito Constitucional Latino-Americano

Auditórios do Bloco 5S, Campus Santa Mônica

Universidade Federal de Uberlândia

14 e 15 de outubro de 2015

GT - Relações Internacionais e Religião

As Relações Internacionais contemporâneas são marcadas por múltiplos fatores, entre eles o econômico, o político e o cultural. Este tripé presente em qualquer ação internacional é marcado pelo papel ativo que as concepções e instituições religiosas desempenham, direta e/ou indiretamente. Deste modo, este GT buscará problematizar questões tais como a relação entre a religião e a ação internacional dos atores, a globalização da religião, o fundamentalismo e a política externa, a religião e as relações econômicas internacionais, entre outras questões.

Palavras-chave: Política Internacional; Religião; Globalização; Fundamentalismo.

Coordenação: Prof. Filipe Almeida do Prado Mendonça

GT - Epistemologia do Ensino Religioso e o fazer interdisciplinar

A importância do diálogo interdisciplinar entre a educação, filosofia, ciências sociais e direito, no fazer epistemológico do ensino religioso; Concepções, objetivos, conteúdos, metodologias e procedimentos concernentes aos processos de ensino-aprendizagem em Ensino Religioso na educação básica brasileira; Dilemas do Ensino Religioso: Legislação, PCN/PCNER, diversidade cultural religiosa e o trabalho docente.

Palavras-chave: Ensino Religioso; Epistemologia; Interdisciplinaridade.

Coordenação: Profa. Loyana Christian de Lima Tomaz; Profa. Rozaine Aparecida Fontes Tomaz.

GT - Estado, sociedade e religião

A filosofia das luzes baseou seu projeto em três questões fundamentais: a autonomia do sujeito, a responsabilidade humana e a ideia da igualdade de todos os homens. A ideia da autonomia do sujeito só pode efetivar-se se reconhecermos que nenhuma autoridade externa pode determinar nossa conduta e nossas escolhas. Nenhum poder ou autoridade pode dizer ao homem como ele deve viver. Ao homem cabe seguir as leis e regras estabelecidas pelo contrato firmado com outros homens. É este contrato que demonstra a responsabilidade humana e a igualdade de todos os homens. O presente GT tem por objetivo criar um espaço de debate que possibilite abordar de forma interdisciplinar as relações entre Estado, sociedade e religião, pois reconhecemos que a expansão de movimentos religiosos no Brasil e no mundo constitui uma negação do projeto da filosofia das luzes ou a impossibilidade de concretização deste projeto.

Palavras-chave: Iluminismo; Religião; Autonomia do Sujeito.

Coordenação: Prof. Antonio Carlos Lopes Petean

GT - Temas diversos sobre Direito e Religião

Religião e Espaço Público; Religião, Política e Democracia; Pluralismo Religioso, Globalização e Política Internacional; Fundamentos Político-Filosóficos da Liberdade Religiosa; Liberdade Religiosa como Direito Humano e Fundamental; Tolerância e Direitos Humanos na Perspectiva das Religiões; Diálogo Inter-religioso; Regime Jurídico das Entidades Religiosas; Intolerância Religiosa no Mundo Contemporâneo; Estado e Religião na História; Multiculturalismo, Direito e Religião; Bioética e Religião; Secularização e Laicidade; Religião e Educação.

INFORMAÇÕES SOBRE A SUBMISSÃO DE TRABALHOS:

Informações gerais sobre o evento e prazo para submissão

Regras para submissão

Submissão online