ATUAÇÃO

O Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião - CEDIRE, desde a sua fundação em 2012, tem contribuído para o avanço das investigações em seu campo de estudos por meio da realização de variadas ações e projetos, entre os quais se incluem o desenvolvimento de pesquisas, a publicação de artigos e livros, assim como a produção e/ou disponibilização de conteúdos úteis para pesquisadores e outros profissionais (ex. relatórios, resumos de casos, notas sobre publicações, links para websites relevantes). O Centro é pioneiro e tem sido protagonista no âmbito nacional para a consolidação do "Direito e Religião" não apenas como campo de pesquisa jurídica e interdisciplinar, mas também como disciplina acadêmica.

O CEDIRE tem desenvolvido ações com o apoio ou colaboração de diferentes instituições nacionais e estrangeiras, a exemplo de CAPES, FAPEMIG, Fundação de Apoio Universitário, Escola da Advocacia Geral da União, Consórcio Latino-Americano de Liberdade Religiosa, Oxford Journal of Law and Religion, United Nations Academic Impact. Além disso, o Centro tem participado de eventos, cursos e projetos organizados por numerosas instituições nacionais (ex. Universidade de São Paulo, Universidade Federal de Minas Gerais, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Comissões de Liberdade Religiosa de Seccionais da Ordem dos Advogados do Brasil, Congresso Nacional, Secretaria de Direitos Humanos / Ministério de Direitos Humanos) e internacionais ou estrangeiras (ex. Universidades de Pequim, Oslo, Cardiff, Oxford, Oxford Brookes, Bielefeld, PUC Uruguai e Paraguai, BYU, Virginia, Fundazione Marcianum - Veneza, Senado do Uruguai, Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em Genebra, International Consortium for Law and Religion Studies, International Development of Law Organization, G20 Interfaith Forum, The Human Dignity Initiative). O CEDIRE tem ainda interagido com outras instituições acadêmicas ou governamentais, a exemplo de núcleos, centros, redes e institutos de pesquisa (ex. Law and Religion Scholars Network), de secretarias municipais e estaduais (ex. educação, igualdade racial, direitos humanos) e de comissões de respeito à diversidade religiosa.

Pelo Centro é realizada a série de Encontros de Pesquisa sobre Direito e Religião, em que anualmente se reúnem pesquisadores provenientes de diferentes instituições e regiões do Brasil e do mundo. Centenas de estudantes, professores, pesquisadores e outros profissionais têm participado dessa série de eventos, os quais apresentam os resultados de suas pesquisas ou relatos de experiência em grupos de trabalho, mesas-redondas, debates, painéis e palestras. Além disso, os encontros têm proporcionado um ambiente de interações e colaborações que ultrapassam o campo da pesquisa, tendo em vista que são discutidas, elaboradas ou propostas novas iniciativas e parcerias, inclusive no âmbito de políticas públicas e do setor não governamental.

O CEDIRE ainda organiza o Moot Court em Direito e Religião, mantém o Observatório Jurídico da Liberdade de Religião ou Crença, a Rede Brasileira de Pesquisa em Direito Religião e desenvolve variadas ações e projetos de Programa de Capacitação em Direito e Religião.