A cidade de Uberlândia

Fundada em 1888, Uberlândia é a maior cidade de uma região conhecida como Triângulo Mineiro, em Minas Gerais. O estado faz divisa com grandes pólos econômicos do Brasil: Rio de Janeiro, São Paulo, Distrito Federal, Espírito Santo e Bahia.

Uberlândia tem uma população urbana superior a 640.000 habitantes, é o segundo mercado consumidor de Minas Gerais, possuindo num raio de 600 km, mais de 82 milhões de consumidores, uma das cidades mais prósperas do interior brasileiro. Nas últimas décadas, a cidade atraiu grandes empresas e, com sua localização estratégica privilegiada, se transformou no maior centro de distribuição atacadista da América Latina, referência no setor de comércio e serviços de call center e telecomunicações.com condições ideais para receber turistas e sediar eventos.

Quem visita Uberlândia conta com uma moderna rede hoteleira, eficiência em serviços, gastronomia de alto nível, estrutura completa de saúde e natureza exuberante. Todas essas virtudes somadas à capacidade empreendedora de seus habitantes, fazem de Uberlândia um centro de oportunidades e um convite à qualidade de vida.

A cidade oferece várias opções de lazer nos mais diversificados roteiros: Artesanato, Arte e Cultura, Religioso, Compras, Ecológico, Esportivo.

A vida noturna uberlandense segue o ritmo das grandes capitais, oferece inúmeras opções para diversão. São bares, restaurantes, cafeterias, cachaçarias, bistrôs e similares. Shoppings, galerias e butiques permitem que você tenha acesso a produtos de todo o mundo nos 6 shopping centers e vários centros comerciais. O Roteiro de Compras ainda contempla feiras de produtos rurais, gastronomia e artesanato.

Uma das grandes atrações da cidade com imensa área verde às margens do Rio Uberabinha é o Praia Clube, que oferece estrutura moderna e completa para prática de esportes. Vários outros clubes bem estruturados, atendem os moradores e visitantes.

As apresentações culturais e exposições artesanais ressaltam a nossa mineiridade e características de nossa região. Igrejas históricas contam sobre a fé da nossa população, sendo que algumas são bens tombados e fazem parte de nosso patrimônio histórico.

Uberlândia se tornou um expressivo centro educacional e de conhecimento, com uma universidade federal e mais 20 instituições de ensino superior, que tem contribuído para captação de eventos técnicos-científicos para a cidade e região.

UBERLÂNDIA EM NÚMEROS

  • 646.673 mil habitantes. (IBGE)

  • 1º PIB do Interior e 4º de Minas Gerais, ficando atrás apenas de Belo Horizonte, Betim e Contagem.

  • Primeira do interior de Minas e 5ª do país em geração de emprego.

  • Primeira do interior de Minas e segunda do Brasil em saneamento básico.

  • 29º PIB do Brasil – à frente de 13 capitais (IPC Maps – Projeção 2014 – divulgada Abril/2014).

  • Reconhecida pela Organização das Nações Unidas – ONU como uma das 5 cidades emergentes que mais se destacam em todo mundo (2012), pelo modo eficaz de gestão e promoção da qualidade de vida.

  • Possui num raio de 600 km, mais de 82 milhões de consumidores representando cerca de 59% do PIB brasileiro.

  • 2º mercado consumidor de Minas Gerais. (IPC Maps – Projeção 2014 divulgada Abril / 2014).

  • 24º maior aeroporto do país, e 2º de Minas Gerais, em capacidade de passageiros transportados. (Referência 2013 – Divulgado em 2014).

  • Uma Universidade Federal e mais de 20 instituições de ensino superior.

  • Teatro Municipal com capacidade para 850 pessoas sentadas.

  • Segundo maior parque hoteleiro de Minas Gerais: 45 hotéis, sendo 40 da área urbana e 5 hotéis fazenda; 4.669 leitos, sendo 123 adaptados para pessoas com necessidades especiais, distribuído em 22 hotéis; 2.519 UH’s, sendo 119 adaptadas para pessoas com necessidades especiais, distribuídas em 25 hotéis;

  • Corredor gastronômico (Av. Rondon Pacheco), com mais de 60 restaurantes, bares e similares.

  • Estádio Municipal João Havelange com capacidade para 56.450 pessoas, sendo o segundo do Estado de Minas Gerais.

  • Arena Multiuso Presidente Tancredo Neves com capacidade para 8 mil pessoas sentadas.

  • Mais de 70 unidades de saúde integrada.

  • Ocupa a 27ª posição no ranking nacional, entre as 100 melhores cidades para se investir no Brasil, a frente de capitais como Salvador, Manaus, Natal e Maceió. (Fonte: Urban Lab – Revista Exame).

  • Está entre as 17 cidades mineiras consideradas destinos turísticos no Estado.


Para maiores informações, acesse também:

https://www.uberlandia.mg.gov.br/prefeitura/secretarias/cultura-e-turismo/turismo/turista/


Conheça Uberlândia!


Fontes:

http://www.uberlandia.mg.gov.br/2014/secretaria-pagina/27/2508/conheca_uberlandia.html (adaptado)

http://www.visiteuberlandia.com.br/portal/sobre-uberlandia/