Notícias

Ações de capacitação envolvendo o CEDIRE-UFU são mencionadas pelo Conselho de Direitos Humanos da ONU

02 de fevereiro de 2022


O Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião - CEDIRE é um grupo de pesquisa sediado na Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia - FADIR/UFU, e tem como pesquisador líder o Prof. Dr. Rodrigo Vitorino Souza Alves. Por quase uma década, o CEDIRE tem realizado diferentes ações de ensino, pesquisa e extensão com abrangência local, nacional e internacional sobre temas envolvendo as relações entre Estado, Direito e Religião, assim como o exercício da liberdade de religião ou crença.

Recentemente, no último Relatório Anual (UN. Doc. A/HRC/49/36) enviado pelo Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas ao Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas em dezembro de 2021, o qual será apresentado durante sua Quadragésima Nona Sessão, a ocorrer em 28 de fevereiro a 1 de abril de 2022 na cidade Genebra - Suíça, três ações envolvendo o CEDIRE foram mencionadas, as quais ocorreram ao longo do ano de 2021.

A primeira delas é o "Faith for Rights Toolkit", do qual o CEDIRE participou do processo de validação e que se tornou uma ferramenta para a promoção da paz e respeito no contexto da diversidade religiosa em nível internacional. Além dela, o curso "Liberdade de Religião ou Crença na Realização da Justiça", promovido pela Universidade de Oslo em parceria com o CEDIRE e a AJURIS/TJRS também foi mencionado como um exemplo de boas práticas, o qual se volta para a capacitação de servidores públicos e outros profissionais atuantes no sistema de justiça brasileiro. Finalmente, uma capacitação oferecida a pesquisadores da Chevening no Reino Unido, sobre o tema da liberdade religiosa.

Esse reconhecimento é motivo de alegria e estímulo para toda a equipe CEDIRE-FADIR-UFU, colocando em destaque internacional ações que envolvem discentes, docentes e pesquisadores associados ao grupo.