Painel

"Infodemia, Alfabetização Digital e o Papel das Comunidades Religiosas"

Painel "Infodemia, Alfabetização Digital e o Papel das Comunidades Religiosas"

24 de junho, quinta-feira, 5:30–6:30pm, Webinar Zoom


Moderação:

- Thiago Alves Pinto, Professor


Palestrantes:

- Rodrigo Vitorino Alves, Professor e Pesquisador líder do CEDIRE

- Damaris Moura Kuo, Deputada Estadual em São Paulo

- Guilherme de Carvalho, Teólogo



Registre-se com antecedência para garantir sua vaga!


ACESSO À SALA DE WEBINAR:


Passo 1: Criar uma conta no Zoom, caso ainda não tenha: https://zoom.us/signup


Passo 2: Registrar-se em: https://bruneluniversity.zoom.us/webinar/register/WN_T6X02xsdTX2Q49qsDC_6aA


Passo 3: Após o registro, Zoom enviará para o endereço de email registrado o link de acesso à sala de Webinário. Favor usar este link para entrar na sala, e não compartilhá-lo com outras pessoas. É exclusivamente para seu acesso.


Evento internacional gratuito!


Programação completa do evento disponível aqui.

PAINELISTAS

Thiago Alves Pinto

Professor (Departmental Lecturer) de Direitos Humanos na Universidade de Oxford. Consultor no Instituto Real de Relações Internacionais (Chatham House). Coordenador de projetos na Universidade de Oslo. Desde 2002, tem atuado em diversas organizações voltadas a promoção dos direitos humanos, incluindo na ONU com o Relator Especial para a Liberdade de Crença e Religião, Organização Internacional para as Migrações, UNESCO, Parlamento do Reino Unido, e International Panel of Parliamentarians for Freedom of Religion or Belief - IPPFORB. Pesquisador Associado ao Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião - CEDIRE. Doutor em Direito pela Universidade de Oxford.

Rodrigo Vitorino Souza Alves

Rodrigo Vitorino Souza Alves é Professor da Faculdade de Direito da Universidade Federal de Uberlândia. Doutor em Direito pela Universidade de Coimbra. Pesquisador Líder do Centro Brasileiro de Estudos em Direito e Religião e do Laboratório de Direitos Humanos. Membro do Consórcio Internacional para Estudos em Direito e Religião (ICLARS) e do Consórcio Latinoamericano de Liberdade Religiosa.

Damaris Moura Kuo

Damaris Moura é deputada estadual de São Paulo. É advogada, licenciada em Letras, pós-graduada em Direitos Fundamentais pela Universidade de Coimbra e em Direito do Consumidor pela Escola Superior de Advocacia. Na Assembleia Legislativa Damaris Moura é fundadora e coordenadora da Frente Parlamentar pela Liberdade Religiosa. Sua trajetória pela promoção de cultura de paz, combate à intolerância, defesa do direito à liberdade religiosa e promoção do respeito inter-religioso completa 17 anos. Nesse período, Dra. Damaris fundou a 1ª Comissão de Direito e Liberdade Religiosa da OAB SP no Brasil, a qual presidiu por dez anos.

Guilherme Vilela de Carvalho

Guilherme de Carvalho tem Graduação em Teologia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Mestrado em Ciências da Religião pela Universidade Metodista de São Paulo. É Fundador da Associação Kuyper para Estudos Transdisciplinares e membro fundador da Associação Brasileira de Cristãos na Ciência. Atuou como Diretor de Promoção e Educação em Direitos Humanos do Governo Federal.

NOTA CONCEITUAL

É de conhecimento geral que a sociedade se encontra amplamente digitalizada, contexto em que as informações são transmitidas e recebidas com rápida velocidade, em todo o mundo. Entretanto, as informações disseminadas nem sempre são confiáveis ou precisas, contexto que se agravou nos últimos meses com o surgimento da pandemia mundial de Covid-19, em que tem havido danosa disseminação de informações falsas e sem qualquer embasamento científico às pessoas, provocando desinformação e desconfiança sobre a doença, a ciência, as vacinas, medidas de prevenção e tratamento, fenômeno que foi designado por “infodemia” (informação + epidemia).

Segundo a Organização Mundial da Saúde, ao lado da pandemia de COVID-19 tem ocorrido uma infodemia, isto é, um excesso de informações, algumas precisas e outras não, que tornam difícil encontrar fontes idôneas e orientações confiáveis quando se precisa. Trata-se de um aumento significativo na quantidade de informações associadas a um assunto específico, que podem se multiplicar exponencialmente em pouco tempo devido a um evento específico, do qual a pandemia é apenas um exemplo. Nesse contexto, surgem rumores e desinformação, assim como a manipulação de informações com intenção duvidosa.

Acrescenta-se a esse contexto, agravando-o, a falta de habilidades e competências para interpretação das informações que são disseminadas, o que envolve também o modo de relação que as diferentes gerações estabelecem com os meios de comunicação digitais. No Brasil, por exemplo, o último relatório PISA da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) concluiu que 67% dos estudantes com idade de 15 anos não sabem diferenciar fatos de opiniões.

Com o rápido avanço tecnológico que tivemos nos últimos anos, torna-se fundamental que as pessoas sejam capacitadas para conviverem e se informarem no mundo digital, o que pode ser designado por Literacia ou Alfabetização Midiática e Informacional, ou apenas Alfabetização Digital. Esta envolve, por exemplo, a compreensão das funções das mídias, localizar e acessar informações relevantes, avaliar criticamente conteúdos de mídias e outros provedores de informações, entre outros.

Diante desse quadro é que se propõe a presente discussão, indagando-se:

  • Quais são as relações entre infodemia, religião e liberdade religiosa?

  • A liberdade religiosa pode favorecer a alfabetização digital e o combate à desinformação?

  • De que modo o exercício da liberdade religiosa pode contribuir para a redução dos impactos negativos da infodemia?

  • Quais papéis poderiam ser desempenhados pelas comunidades e lideranças religiosas para a promoção de competências digitais e construção de resiliência à desinformação?

  • Quais boas práticas (ações, estratégias) poderiam ser recomendadas?


Materiais de apoio:

https://www.oecd.org/publications/21st-century-readers-a83d84cb-en.htm

https://g1.globo.com/educacao/noticia/2021/05/06/67percent-dos-estudantes-de-15-anos-do-brasil-nao-sabem-diferenciar-fatos-de-opinioes-afirma-relatorio-da-ocde.ghtml

https://iris.paho.org/bitstream/handle/10665.2/52054/Factsheet-Infodemic_por.pdf?sequence=14

https://nic.br/media/docs/publicacoes/8/246421POR.pdf

https://www.who.int/health-topics/infodemic

https://royalsociety.org/-/media/policy/projects/set-c/set-c-vaccine-deployment.pdf?la=en-GB&hash=43073E5429C87FD2674201CA19280A8E

https://www.merriam-webster.com/words-at-play/words-were-watching-infodemic-meaning

APOIO E PARCERIA